NOSSA HISTÓRIA

O Instituto Luz Natural é uma associação civil de caráter filantrópico reconhecida e devidamente registrada em 2018 com o objetivo de utilizar a fotografia como instrumento modificador, de inserção, valorização e mudança social. É o primeiro instituto filantrópico fundado por um fotógrafo: Andréa Leal, que em seus projetos de caráter humano e documental, busca usar a fotografia para espalhar sementes das bandeiras que defende: a amamentação, o parto natural e humanizado, a presença mais efetiva dos pais na vida dos filhos, o respeito às crianças especiais, à mulher e tantas outras.

A ideia do instituto surgiu em 2017, quando a fotógrafa deu início ao projeto "Luz Natural", que retratou partos normais ou naturais realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo era usar a fotografia para apontar os benefícios do parto natural, o cuidado e a afetividade dos partos humanizados, a importância do protagonismo da mulher na escolha da forma de dar à luz seu filho. 

A partir daí, veio a necessidade de criar uma entidade que reunisse este e outros projetos autorais e sociais como o "Toda Criança é Especial", que objetiva lançar luz sobre as crianças deficientes, dar visibilidade aos seus direitos e necessidades, promover a interação social  e acabar com o preconceito, com a ideia de mostrar que toda criança é única, especial e precisa ser cuidada, respeita e feliz. Na primeira edição, o projeto retratou crianças com microcefalia, autismo, Down e outras síndromes, que desde cedo aprenderam a lutar pela vida, com respeito à infância e alegria. Duas dessas imagens foram escolhidas para integrar o calendário do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

nossa-historia-img-src-02
18_04_17_RetratosDeMae_ElizabethFelix_AndreaLeal_0002_S

O projeto Retratos de Mãe traz histórias de vida e superação de mulheres protagonistas na família e na sociedade. Transformadas pelo amor maternal em pessoas atuantes nas mudanças sociais, quebra de preconceitos, estigmas.

A edição de 2018, trouxe 18 personagens reais dos artigos da jornalista pernambucana Sílvia Bessa e evolui para uma tocante exposição, com curadoria de Simone Silvério. A mostra traz mulheres que são o retrato do povo brasileiro: afetuoso e capaz de ressignificar suas vivências em atos de coragem, mas sem perder a ternura e a delicadeza. Um convite à emoção e uma homenagem às mulheres e mães do Brasil que, durante a exposição, exibida no Recife e em São Paulo, também tiveram a oportunidade de contar sua própria história por meio de vídeos exibidos graças a um aplicativo de realidade aumentada. Na primeira edição, em 2017, o projeto retratou mulheres de representatividade em Pernambuco.

Já o projeto "Meu Pai, meu herói" fotografa pais em momentos especiais com seus filhos para falar da importância da figura paterna e defender maior participação masculina no cotidiano das crianças, pai homo afetivos, solteiros, com deficiências, adotivos mostram que essa presença faz diferença na vida de todos.

O Instituto veio da necessidade de ter o apoio da pesquisa, da interação entre esses projetos iniciados em 2017 e outras iniciativas realizadas já em 2018, numa perspectiva de continuidade de ações.