Existe um momento na vida do filho que ele vê o pai como um verdadeiro herói. Uma figura que protege dos perigos, encoraja a desafiar seus medos, atende aos seus chamados de emergência, salva o seu mundo. Superpoderes especiais que o homem comum ganha não quando veste uma capa, mas quando entende o real sentido, o propósito da paternidade e não foge à responsabilidade. Pensando em homenagear esses heróis anônimos e estimular essa presença efetiva dos pais na vida dos filhos, a fotógrafa Andréa Leal realiza o projeto “Meu Pai, Meu Herói”. A mostra é pano de fundo para a aparição desses homens comuns que se transformaram em verdadeiros heróis para estar mais tempo ao lado de seus filhos, para formar cidadãos do bem, para lutar em defesa de sua vida, de seu bem-estar, de sua felicidade.

O projeto, que traz a fotografia como instrumento de valorização e mudança social, dará fruto a uma exposição aberta ao público, com acessibilidade e interação. Por meio um aplicativo de realidade aumentada, diante de cada retrato, o visitante assistirá a um vídeo com o depoimento do próprio personagem, contando sua trajetória. O material será produzido e editado pela produtora de vídeos Virtual, tendo os jornalistas Fernando Alvarenga e Patrícia Fonseca à frente das entrevistas. No mês de agosto, a mostra ficará em cartaz na Livraria da Praça de Casa Forte, no Recife, de 10 a 31 de agosto de 2018. A abertura da mostra acontece às 16h do dia 10 de agosto, seguida por uma apresentação de chorinho, com Beto do Bandolim, marcada para as 18h.

Com a curadoria do jornalista Fernando Alvarenga, pai e criador do blog “Pai de Verdade”, Andréa fotografou 14 pais para mostrar os poderes que adquiriram com a paternidade assumida e vivenciada no dia a dia. A ideia é estimular outros homens a repensarem sua participação da criação dos filhos, a amorosidade, o cuidado, a quantidade e a qualidade do tempo dedicado, os limites que pode ultrapassar em nome deste sentimento. “Aos olhos dos filhos eles são fortes, invencíveis, capazes de salvá-lo dos perigos… Mas na verdade, são homens comuns, cheio de medos, incertezas, que se enchem de força para fazer o seu papel da melhor maneira possível. Com o projeto Meu Pai, Meu Herói, quero retratar esse amor que transforma esse homem igual a todos os outros em um verdadeiro herói, que lhe dá “superpoderes” como paciência, fé, onipresença, que faz com que queira ser sempre melhor para ser exemplo, que  faz esquecer o egoísmo para olhar primeiro para o filho, que o faz reorganizar a agenda, as prioridades,  a vida, para priorizar sua função de pai, a presença ao lado dos filhos nos momentos bons e ruins. Espero homenagear esses pais de verdade e estimular outros homens a viverem esta experiência transformadora e cheia de amor”, convida a fotógrafa Andréa Leal.

Os personagens, cada um a sua maneira,  têm uma história para contar de como conseguiram reinventar seu papel de pai e de que maneira encontraram o seu modo de viver a paternidade de forma plena e feliz. São relatos emocionantes, cheios de revelações, superação, quebra de tabus e preconceitos em nome de um sentimento indestrutível que, este sim, confere superpoderes a qualquer um.