Gerar um filho, dar à luz, adotar, amamentar, acalentar, contar histórias, são algumas das muitas maneiras das mães dizerem “eu te amo”. Instantes especiais que deveriam ser eternizados. Este ano, a Exposição Retratos de Mãe da fotógrafa Andréa Leal resolveu guardar para sempre e valorizar esse momento em que uma mãe conta histórias para seus filhos, canta canções, coloca no colo, embala… Porque acredita que essa sensação de proteção, de estar inteiramente presente na vida do filho é algo que toda mãe gostaria de ganhar e dar de presente por toda a vida.
Para celebrar o Dia das Mães, contar essas histórias e estimular esse elo que une gerações, Carol Levy foi convidada para ser a curadora da mostra, que traz 12 mães que tiveram a vida especialmente tocada pelas canções e histórias da cantora e contadora de histórias pernambucana que completa 11 anos de um trabalho que ultrapassou os muros do estado e ganha o Brasil.
Especialista em fotografia de família com vasta experiência, Andréa Leal se desafiou a resgatar esse instante de conexão, a dedicação de tempo e atenção, esse olhar amoroso que não só estimula a leitura, a cultura, o cognitivo, mas principalmente os sentimentos que unem mães e filhos e que são revividos na memória sempre que pede o coração.
Para transportar cada família para o universo mágico de seus contos preferidos, a artista plástica Luciana Maia desenvolveu um trabalho delicado e exclusivo, com intervenções nas fotografias capazes de reproduzir um cenário cheio de cores e significados que até então só existia na imaginação dos retratados.
Personagem da primeira edição do Retratos de Mães, a jornalista Cláudia Bettini foi convidada a ser coautora do projeto pelo exemplo de maternidade e profissionalismo dedicados ao lúdico desde a sua família, no site Corujices, Rádio Matraquinha e Hotel Village. Empatia que a levou, ao lado da cordelista Mariane Bigio, a convidar a mostra a participar da programação especial do mês de maio realizado no rofftop do Shopping Tacaruna para homenagear as mães.
Todas estas mães unidas em torno do propósito de mostrar essas personagens do mundo real, parecidas com tantas outras mães e que provam que a vida não é um conto de fadas, mas tem um final feliz a cada dia, a cada beijo de boa noite, a cada vivência somada na história que elas constroem ao lado de seus filhos, cheias de obstáculos, dificuldades, lágrimas, mas também repletas de força, dedicação e vontade de sorrir e ser feliz.
Em depoimentos emocionantes, elas compartilharam essa doce e transformadora experiência e, por meio de um aplicativo de realidade aumentada, vídeos realizados pela Virtual Recife Produções vão contar essas histórias cada vez que o celular for posicionado em frente à tela de cada personagem, durante a exposição interativa. Um trabalho minucioso e profundo realizado a tantas mãos para presentear todas as mães com a materialização desse amor que não nos deixa perder a esperança de que seremos felizes para sempre.