QUEM É ANDRÉA LEAL

Piauiense de nascimento e pernambucana de coração, a fotógrafa Andréa Leal se especializou em fotografia de família para captar e eternizar o sentimento presente na atmosfera da gestação, partos, dos primeiros dias de vida dos bebês, em casa com a família, quando estão sendo construídos os laços que durarão para sempre.

Descobriu o amor pela fotografia ao registar os filhos. Em 2013 começou a fotografar profissionalmente. Em 2015 abriu o primeiro estúdio e em 2017 inaugurou sua nova casa, um espaço totalmente planejado e de alta tecnologia considerado por Leo Saldanha, publisher Fhox, principal revista voltada ao ramo fotográfico brasileiro, um dos melhores estúdios do Brasil.

Embaixadora da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos (ABFRN), única representante do Norte/Nordeste da Professional Photographers of América (PPA), única fotógrafa do Norte/Nordeste membro da Associação Profissional de Fotógrafos de Recém-nascidos (APNPI), única representante de Pernambuco membro da International Newborn Photography Association (INPA), membro da Associação Nacional de Fotógrafos Profissionais de Criança (NAPCP) e da Baby and Newborn Photography Association (ANPAS). 

Mantendo-se sempre atualizada nos mais diversos aspectos que envolvem o setor, por meio de cursos, seminários, workshops dos quais participa em todo o país, Andréa preocupa-se também em capacitar os profissionais locais sobre cuidados, novas técnicas, negócios e promove uma série de workshops no auditório do Empresarial Casa Forte Corporate, empresarial onde fica o estúdio Andréa Leal Fotografia, no Recife.

Em seus projetos de caráter humano e documental, Andréa busca usar a fotografia para espalhar sementes das bandeiras que defende: a amamentação, o parto natural e humanizado, a presença mais efetiva dos pais na vida dos filhos, o respeito às crianças especiais e tantas outras.

No projeto Luz Natural, eu registro de partos normais ou naturais realizados em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) localizados na Região Metropolitana do Recife . O primeiro a receber o projeto foi o Hospital da Mulher do Recife (HMR), que tem como filosofia a adoção do parto humanizado e o empoderamento da mulher como protagonista deste momento único em sua vida.  O objetivo é informar sobre os benefícios do parto natural e acabar com o preconceito, desmistificando a ideia de uma experiência de alto risco, sofrimento, insegurança. O projeto se solidificou, gerando a fundação do Instituto Luz Natural, Organização Não Governamental (ONG) que utiliza a fotografia como instrumento de valorização e mudança social.

Com o projeto "Toda Criança é Especial", retrata crianças com microcefalia, autismo, Down e outras síndromes, que desde cedo aprenderam a lutar pela vida , com respeito à infância e alegria. A ideia é mostrar que toda criança é única , especial e está aqui para ser cuidada e ser feliz. Duas dessas imagens foram escolhidas para integrar o calendário do Unicef.

A maternidade, o amor materno, são temas que interessam à fotógrafa Andréa Leal como profissional e como pessoa. Além dos ensaios de gestantes, de partos, de famílias, o contato com essas mães, suas histórias, vivências, é um universo que fascina Andréa e no qual ela mergulha também em projetos autorais, como o Retratos de Mãe. Uma proposta de retratar histórias reais, fortes, de superação, que servem de exemplo, de troca, de ponte para dialogar com todas as mães sobre esse amor incondicional. Retratos que se transformam em uma exposição interativa, onde as personagens também têm a oportunidade de contar sua própria história por meio de vídeos exibidos graças a um aplicativo de realidade aumentada.

No projeto meu pai meu herói, fotografa pais em momentos especiais com seus filhos para falar da importância da figura paterna e defender maior participação masculina no cotidiano das crianças, pai homo afetivos, solteiros, com deficiências, adotivos mostraram que essa presença faz diferença na vida de todos.

Referência no universo materno-paterno-familiar, Andréa mantém o programa "Conversando Com", exibido semanalmente pelo IGTV, para levar entrevistas com profissionais e personalidades que agregam informação e acolhimento importantes, numa troca de experiências que aponta caminhos mais leves e felizes para a vivência em família. Filmado pela Virtual Recife com alta qualidade, o programa vai ao ar todas as quarta-feiras, sempre às 18h.

Com a sensibilidade aguçada para encontrar a essência das pessoas em seus trabalhos, Andréa Leal se especializou na técnica do retrato com Evandro Veiga, considerado um dos maiores retratistas do Brasil e lança este ano um projeto de empoderamento pessoal e profissional. A ideia é produzir fotos de perfis profissionais ou de redes sociais que cheguem à posição almejada, numa perspectiva de redirecionamento de carreira, novos desafios e oportunidades.

Acreditando na máxima de que uma imagem vale mais que mil palavras, Andréa segue uma trajetória competente, marcada por constante capacitação e projetos pautados na sensibilidade, deixando que a fotografia fale por ela e conte uma história de sucesso e realização.